domingo, setembro 30, 2007

Nice Matters

Então minha amiga Lia Domingues me honrou incluindo este blog numa seleção que fez para dar continuidade à corrente Nice Matters. E a Lia cita a Cândida e eu também:
"A premiação foi criada pela Bella Enchanted e a proposta é muito simples: premiar as pessoas agradáveis que encontramos pela internet, aquelas que nos inspiram e que transmitem coisas boas, que se importam com os outros e estão sempre dispostas a ajudar."

Minha lista então é assim:
1 - A vida escrita à mão (http://www.marcinha.co.uk/)
2 - Jus sperniandis ( http://dellandrea.zip.net/index.html)
3 - Síndrome de Estocolmo ( http://www.sindromedeestocolmo.com/)
4 - http://www.martasousacosta.blogspot.com/
5 - http://rosinhamonkees.com/
6 - http://queridoleitor.zip.net/index.html
7 - http://superziper.blogspot.com/

E mais uns duzentos favoritos, mas por hoje são só estes sete.

quarta-feira, setembro 19, 2007

IBGE faz um raio-x da atividade cultural em todos os municípios do país

Um dos destaques é a expansão dos provedores de internet, que cresceram 178% entre 1999 e 2006


A diversidade cultural e territorial dos 5.564 municípios brasileiros foi o tema da 6ª edição da èsquisa de Informações Básicas Municipais, realizaada em 2006 pelo IBGE e divulgada hoje. O trabalho foi feito em parceria com o Ministério da Cultura.

A Munic 2006 traz informações sobre órgão gestor de cultura e sua infra-estrutura, recursos humanos da cultura, instrumentos de gestão, legislação, existência e funcionamento de conselhos e existência e características de fundo municipal, recursos financeiros, existência de Fundação Municipal de Cultura, ações, projetos e atividades desenvolvidas - assim como o levantamento dos meios de comunicação, existência e, em alguns casos, quantidade de equipamentos, atividades culturais e artísticas existentes no município.

O IBGE levou em consideração a distribuição desigual da população. No Brasil, 71% dos municípios têm até 20 mil habitantes e reúnem 17,6% da população total (ou 32,5 milhões de pessoas). Na outra ponta, apenas 36 municípios (0,6%) têm mais de 500 mil habitantes e reúnem 28,0% (51,6 milhões de pessoas ) da população.

Gestão - Em 72% dos municípios brasileiros ainda predomina a cultura acoplada a outros temas. Quando a cultura está em conjunto com outras políticas setoriais – geralmente com a educação – ela costuma ser considerada de forma marginal.

Em 6,1% dos municípios a Cultura está vinculada diretamente à chefia do executivo . Nesses caos , ela costuma ser vista como uma área produtora de eventos que beneficiam a imagem do gestor. O fato de não existir um órgão gestor é um indicador importante do relativo pouco prestígio da área.

Empregos - A cultura emprega 58 mil pessoas nas prefeituras brasileiras, ou 10,4 funcionários por município

Investimentos - Os municípios gastam, em média , R$ 273,5 mil com cultura, o que corresponde a apenas 0,9% do total da receita arrecadada municipal. A região que mais destinou recursos para a função cultura foi a Nordeste (1,2%, do total da receita arrecadada). As regiões Norte e Sul destinaram 0,8%, e as Regiões Sudeste e Centro-Oeste, 0,9% e 0,6%.

Política cultural - Em 57,9% dos municípios há uma política para o setor. Este é um dos principais indicadores da importância que o setor tem do ponto de vista da gestão. Cerca de 42% dos municípios não têm uma política cultural formulada, o que significa dizer que a cultura ainda não está incluída na agenda das políticas públicas.

Incentivos - Em 5,6% dos municípios existe legislação de incentivo à cultura. No Brasil, 83,8% das cidades possuem despesas realizadas na “função cultura”.
Cinema - Entre as atividades culturais existentes nos municípios , os destaques foram as exposições de artesanato (57,7%); as feiras de artes e artesanato (55,6%); os festivais de manifestação tradicional popular (49,2%); festivais de música (38,7%); festivais de dança (35,5%); concursos de dança (34,8%) e de música (31,9%).

Os festivais de cinema atingem cerca de 10% dos municípios. O Rio de Janeiro se destaca (28,3%), embora o Nordeste apresente, entre as regiões, o segundo maior percentual, justificado pela participação dos estados do Ceará, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Teatro - Os grupos artísticos de teatro são os que mais recebem incentivos das prefeituras (80,5%). As bandas , orquestras , grupos de manifestação tradicional popular, dança , coral e artesanato recebem o apoio de pelo menos 50% do poder público municipal onde é reconhecida a sua existência .

Bordado - É a atividade artesanal mais presente nos municípios do Brasil, encontrada em 75,4% deles, seguida das atividades com madeira (39,7%), artesanato com barro (21,5%) e artesanato com material reciclável (19,5%).

Meios de comunicação - Entre 1999 e 2006, cresceu em 178% o número de municípios com provedor local de internet. Os provedores se espalharam pelo país: em 1999, estavam em 16,4% dos municípios brasileiros e, em 2006, já se encontravam em 45,6%. Este foi o maior crescimento da pesquisa: 178%.

A TV aberta estava presente em 95,2% dos municípios brasileiros.

Livrarias e bibliotecas - O percentual de municípios com livrarias existentes no Brasil caiu 15,5% em sete anos , passando de 35,5% dos municípios para 30% (1667).

As bibliotecas públicas são o equipamento cultural que mais recebe apoio das prefeituras (97,8% dos municípios têm ao menos uma biblioteca mantida pelo poder municipal).

segunda-feira, setembro 03, 2007