quarta-feira, julho 04, 2007
MONDRIAN
Mosaico
Está peça foi inspirada na obra do grande pintor Piet Modrian. Ele nasceu em Amersfoort, Holanda (1872), e foi um purista rigoroso tanto em sua vida pessoal quanto em sua obra.
Pintor influenciado pela pesquisa desconstrutora do cubismo, aos poucos, ele foi mergulhando num radicalismo matemático-pitagórico em busca das estruturas mínimas da imagem, que no seu entender eram apenas linhas verticais e horizontais e as cores primárias, além de preto, branco e, eventualmente, cinza. Para Mondrian, todas as imagens são uma simples combinação desses elementos.
Confecção da peça
Está peça não tem medidas exatas. Foi criada através da observação das obras do artista Mondrian. O objetivo é apenas criar uma figura composta por quadrados e retângulos, utilizando as três cores primárias, o preto e o branco.
O projeto foi executado usando com base a entretela auto colante, onde foram colocadas as peças de tecido previamente cortadas seguindo cores e desenhos da obra original.
Após as peças de tecido estarem colocadas e bem juntas umas as outras passamos o ferro para colar os tecidos.
Em seguida cortamos a tira de tecido preto que costuramos para fechá-la. Abrir a costura com ferro e vincar a tira toda para que fique uniforme.
A tira deve ser costurada a máquina, dos dois lados, com a emenda para baixo. Em alguns momentos as tiras se sobrepõem.
Monte o sanduíche. Alinhave e coloque viés.
Este projeto não levou quilt para que ficasse mais próximo do seu original.
http://www.patchwork.com.br/xp02.asp
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário