segunda-feira, maio 29, 2006

Dicas Para Bordar Melhor

* Uma boa iluminação garante um bom trabalho. A luz fluorecente é ideal, pois não cansa tanto a vista quanto os outros tipos.
* Passar uma esponja úmida na linha garante que ela não dobre ao puxar o ponto. Isso garante também um bom trabalho com linhas metalizadas.
* Compre sempre linha o suficiente para todo o trabalho. As linhas são tingidas por lote e isso garante uma homogeneidade, e que seu trabalho não fique com diferentes tonalidades.
* A Harmonia de cores entre tecido e linhas garante a beleza da produção.
* Para aplicar bordado em camisetas utilize uma entretela termo-colante no avesso do tecido e no outro lado o cânhamo com alinhavo e borde normalmente, depois de bordar remova os fios do cânhamo com uma pinça, mas com cuidado para não deslocar os fios do bordado. Lave sempre as mãos antes de bordar, suor e oleosidade da mão podem estragar o trabalho.
* use linhas em pedaços não muito longos ( entre 35 e 40 cm) evita que formem nos ou embolem. Nunca dê nó na linha para iniciar um trabalho, ele poderá aparecer na peça pronta e deixar uma protuberância no bordado, comprometendo assim a beleza do trabalho.
* Certifique-se de que as linhas e tecidos que está utilizando não desbotam.
* Quando usar o ponto atrás para bordar palavras ou frases, o correto é bordar cada letraseparadamente, ou seja, arrematar sempre antes de iniciar nova letra, com isso o avessoficará mais limpo e bonito.
* * BASTIDOR - você sempre obtém melhores resultados quando usa um bastidor. Ele mantém o tecido firme, o que permite bordar de modo mais uniforme, ele consiste em um aro interno que se encaixa a um aro ajustável externo. São feitos de madeira ou de plástico e seus tamanhos variam de 10 a 30 cm de diâmetro. Porém, bordar com o uso do bastidor torna o bordado mais demorado, uma vez, que são necessários dois movimentos para se fazer o ponto.
* Para evitar que o tecido durante o trabalho desfie, faça uma pequena dobra em toda a volta do tecido e passe um alinhavo.
* Para fazer todos os pontos no mesmo sentido é só levar o fio por baixo do ponto anterior, na carreira de volta.
* Ao terminar um trabalho sempre lave, passe à ferro morno levemente pelo avesso, sem pressionar muito o bordado e engome.
* Se não quiser ou não souber fazer 1/4 ou 3/4 de ponto, basta deixar de bordar os quadradinhos com um triângulo colorido que aparecem em certos gráficos mais elaborados e por fim defina-os com ponto atrás (contornos). Você pode usar esse truque quando quiser para acelerar seu trabalho, mas nunca deixe de praticar os pontos fracionados, eles são necessários para fazer um lindo trabalho.
* Quando trabalhar uma área parcialmente bordada, prenda a linha nova cuidadosamente pelo avesso passando a agulha sob um grupo de pontos. Para arrematar, passe a agulha sob um grupo de pontos, pelo avesso e corte o excedente de linha, procure caprichar, mantenha a linha que sobra bem segura, evitando que ela se solte com o uso ecom as lavagens freqüentes.
* Comece a bordar sempre a partir do centro do gráfico, para isso encontre o centro do tecido, dobrando-o no sentido horizontal e vertical, se preferir marque as dobras com alinhavos.
* Certifique-se que o tamanho do tecido seja suficiente para realizar o bordado, para isso conte quantos quadrados compõem o gráfico da receita e faça o mesmo com o tecido, oriente-se pelas instruções dadas em cada projeto ou conte os pontos.* Deixe sempre uma folga no tecido para que posteriormente, você possa usar o bordado para montar um quadro, uma almofada ou aplicá-lo em outro tecido.
* Os desenhos para bordados em ponto cruz são sempre ilustrados por gráficos que contêm:
a) áreas delimitadas, normalmente ilustradas por um quadradinho que representam 1 ponto;
b) cada quadradinho, terá em seu interior um símbolo, que representará uma cor;
c) a legenda terá todos os símbolos usados no gráfico com a cor da linha correspondente. O bordado em ponto cruz são executados em tecidos entrelaçados (tecidos com fios contáveis), seguindo o gráfico quadrado por quadrado.
Os tecidos mais usados são o Cânhamo e o Etamine. Os tecidos próprios para ponto cruz tem fios contáveis, entrelaçados em blocos, um a um ou dois a dois, formando tramas abertas ou fechadas, desta forma o motivo bordado fica maior em tramas abertas e menor em tramas fechadas, por esta razão, deve-se transformar as medidas do motivo em pontos por centímetro.
Vale lembrar que o Ponto Cruz, pode ser feito em qualquer tecido, desde que se aplique, através de alinhavo um retalho de tecido desfiavel (Cânhamo/ talagarça), que após o bordado finalizado, será retirado, umedecendo-o e puxando fio por fio com uma agulha ou pinça. Porém durante o trabalho deve-se tomar cuidado para que a agulha não prenda o cânhamo ao tecido, pois isto dificultará a retirada do mesmo, comprometendo o trabalho.
Tecidos para o bordado
ETAMINE - indicado para principiantes, pois os fios formam blocos (quadradinhos) bem definidos, que facilitam a contagem dos pontos. O etamine poderá Ter 4, 5, 6, 7 ou 8 pontos por cm. No caso de bordar no etamine de 4 pontos por cm o motivo ficará bem maior do que se bordar do tecido de 8 pontos por cm.
CÂNHAMO - FINO - com variação na espessura dos fios, tem trama fechada, indicado para motivos delicados, nesse caso, cada ponto é trabalhado sobre dois fios na horizontal e dois na vertical. GROSSO - esse tipo de cânhamo tem fios encorpados e de fácil contagem, é recomendado para execução de peças mais estruturadas, como cortinas, sacolas, jogos americanos, mantas de sofá.
PANAMÁ - a trama com três fios torcidos, é semelhante à do cânhamo, só que mais fechada. Conhecido também como linhão, é indicado para a confecção de almofadas, quadros, cortinas.
LINHO - de trama mais fechada que a do cânhamo, é ideal para trabalhos finos e requintados, exige habilidade da bordadeira, pois os pontos devem ser homogêneos, não podendo repuxar os pontos tornando-os desiguais e comprometendo o resultado. Neste tecido trabalha-se com um fio de linha na agulha, é necessário ter vista boa, pois a trama do tecido é muito fechada e irregular, o ponto é trabalhado como no cânhamo fino, enlaçando a agulha em dois fios na horizontal e dois na vertical.
TALAGARÇA PLÁSTICA - é o material mais moderno para bordados e oferece várias possibilidades. Trata-se de uma folha plástica, com uma grade perfurada, é de fácil manuseio e a trama não deforma. Não precisa moldura e as pontas não desfiam. Pode ser usada na confecção de porta copos, toalhinhas, imã de geladeira, lembrancinhas ou para a confecção de objetos tridimensionais, como caixinhas ou porta lápis.

Nenhum comentário: