quarta-feira, maio 31, 2006

Pontos de Bordado

ponto de mosaico

Fig. 1 - Faça quatro blocos de ponto cheio para formar um quadrado,
com um número igual de pontos em cada bloco e feitos sobre um número igual de fios. Puxe a linha do último ponto para o canto direito do quadrado interno.


Fig. 2 - Faça um Ponto Quadrilátero dentro dos blocos de Ponto Cheio, puxando a agulha no ponto de partida.



Fig. 3 - Faça um Ponto Cruz no centro.









Nozinhos Franceses

Puxe a agulha no lugar onde será feito o ponto, mantenha a linha presa com o polegar esquerdo e enrole a linha duas vezes na agulha como em A.
Ainda mantendo a linha presa firmemente, gire a agulha para trás ao ponto de partida e introduza-a bem junto ao lugar de onde saiu a linha (veja a seta). Passe a agulha para
o avesso do tecido e arremate no caso de um nozinho só, ou passe para o lugar onde será feito o

ponto seguinte, como em B.



Ponto Atrás

Puxe a agulha na linha do desenho
e então faça um ponto para trás através do tecido.
Puxe a agulha novamente, um pouco à frente do primeiro
ponto e faça outro ponto para trás, introduzindo a agulha
no mesmo lugar de onde saiu o último ponto.

Ponto Cheio

Borde como se fossem pontos retos feitos bem unidos de lado a lado de um desenho, conforme mostrado no diagrama.
Se preferir faça primeiro um enchimento de ponto de alinhavo ou de ponto correntinha por baixo. Isto dá um efeito de relevo.
É necessário que a beirada fique perfeita. Não faça os pontos muito longos, para que não sejam puxados para fora de lugar.




Ponto Cruz

Fig. A - Puxe a agulha na linha inferior direita da cruz e introduza-a no alto da mesma linha, fazendo um ponto através do tecido para a linha inferior esquerda. Continue até o fim da carreira desta maneira.


Fig. B - Complete a outra metade da cruz. É importante que a metade superior de cada ponto caia sempre na mesma direção.

Ponto de Laçada

Este ponto é feito da direita para a esquerda. Puxe a linha em A e introduza-a em B. Puxe-a novamente em C logo abaixo de B. Com a linha para a esquerda e por baixo da agulha, passe a agulha por baixo do primeiro ponto sem apanhar o tecido.



Ponto de Mosca
Puxe a agulha no alto à esquerda e prenda a linha com o polegar esquerdo; introduza a agulha à direita no mesmo nível, a uma pequena distância de onde a linha saiu, e faça um pontinho para baixo em direção ao centro com a linha abaixo da agulha. Puxe a agulha e introduza-a novamente abaixo do ponto, no centro (A) e puxe-a em posição para o ponto seguinte. Este ponto pode ser feito individualmente ou em carreiras horizontais (A) ou verticais (B).

Ponto Ajour
Meça a largura necessária da barra, mais as dobras, e desfie o número de fios necessários. Não desfie os fios até o fim do tecido, mas somente até formar um quadrado ou retângulo. Corte os fios no centro e desfie gradualmente em direção a cada lado até onde foi marcada a barra, deixando um pedaço de fio nos cantos, suficiente para cerzir as pontas, de maneira invisível. Vire a barra para o avesso até o espaço do desfiado e alinhave. Puxe a agulha dois fios antes do desfiado através da barra dobrada, no lado direito, passe a agulha por baixo de quatro fios, puxando a agulha dois fios abaixo através de todas as dobras da barra pronta para o próximo ponto. O número de fios pode variar de acordo com o tecido ou o desenho desejado.

Ponto Russo

Puxe a agulha na linha inferior à esquerda e introduza-a na linha superior um pouco à direita, fazendo um pontinho para a esquerda com a linha abaixo da agulha. A seguir, introduza a agulha na linha inferior um pouco à direita e faça um pontinho para a esquerda com a linha acima da agulha. Estes dois movimentos são repetidamente até o fim. Para melhor efeito, o tecido apanhado pela agulha e os espaços entre os pontos devem ser sempre de igual tamanho. Este ponto pode ser enlaçado com linha da mesma cor ou de cor diferente. Use uma agulha de ponta redonda para o enlaçado. O Ponto Russo pode também ser trabalhado em tecido para bordado e feito sobre os fios contáveis.

Ponto sombra
Este ponto é usado para o bordado de sombra em tecido fino e transparente e pode ser feito também no lado direito do tecido como em A - um pequeno ponto atrás feito alternadamente em cada lado das linhas duplas do desenho (as linhas pontuadas no diagrama mostram a formação do fio no avesso do tecido). A cor da linha aparece delicadamente através do tecido - Fig B mostra o ponto feito no avesso do tecido como ponto russo bem unido sem espaços deixados entre os pontos. Ambos os métodos dão o mesmo resultado.

Um comentário:

Giovana Guerdão disse...

Esta é a primeira vez que visito este site ,paarabens por tudo que aqui achei tudo é bem didatico pra quem já tem um pouco de conhecimento em bordados.Parabens..